Pesquisar este blog

TRADUTOR

VIDA CARMELITA EREMITA no YouTube

ADQUIRA MEU LIVRO DE ESPIRITUALIDADE | R$10,00 | DEUS LHE PAGUE!

CAMINHO DE PERFEIÇÃO

OS ESTÁGIOS DO CAMINHO DE PERFEIÇÃO
Segundo St Teresa de Jesus, OCD

 Para iniciarmos este tomo tão importante devemos ter noção de que existe uma doença espiritual hoje que leva muitas almas ao esquecimento parcial ou até mesmo total de Deus que chamada ACÍDIA OU PREGUIÇA. 
Cita São Tomás de Aquino (S. Th, II-II, q. 35, e em De Malo, q. 11. Vamos seguir aqui o que ele diz na Suma Teológica.):
Ela causa o tédio e a enorme dificuldade de começar qualquer ação boa. A acídia é o “torpor da mente em começar um ato bom”. Ela se manifesta numa falta de iniciativa. Esse tipo de tristeza é sempre mal, porque se dirige ao bem real que é o espiritual. É um mal em si mesmo, por ser dirigir ao bem espiritual absoluto; e é um mal também nos seus efeitos, porque afasta o homem de toda boa obra.
 Ao longo desse longo caminho que  nos levará a essa constante Perfeição Espiritual devemos entender quais e quantas são as faculdades da alma, ou seja, quais suas especificidades e características para refrearmos nosso sentidos e sermos capazes de ser almas mortificadas; como diz Santa Catarina de Sena: "Uma alma sem mortificação é insuportável a si mesmo".

FACULDADES DA ALMA
  1. Inteligência: Abre as portas da RAZÃO (conhecimento do bem e do mal). Esta é a parte da alma que pensa, raciocina, julga, decide e conhece. è ela que recebe de Deus o Dom da Ciência ou do Conhecimento. É provida de três manifestações peculiares: imaginação, memória e razão.
  • Imaginação: o homem é capaz de idealizar e projetar, ou seja, construir imagens através do raciocínio. (cf. Gn 1,28 e 2, 19-20)
  • Memória: o homem é capaz de armazenar fatos passados e futuros. è ela que traz à tona os conhecimentos adquiridos.
  • Razão: Leva o homem a pensar e julgar suas decisões, distinguir o bem e o mal, o que é verdadeiro do que é falso.
 A RAZÃO foi o alvo de satanás no pecado original, Adão e Eva comendo do fruto proibido conheceram o bem e o mal e hoje o mundo sofre as consequências das escolhas erradas dos homens pensando apenas em si e ignorando o maior mandamento deixado por Jesus na Ceia derradeira: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Alimentamos o nosso ego de falsos desejos e realidades e esquecemos que o nosso maior inimigo tem todo o poder desse mundo e pode oferecer realidades das quais pensamos que ele não tem poder; vale ressaltar que satanás tem todo poder perecível e mutável, passageiro que é os bens materiais. A alma que é presa a esse mundo e as suas ilusões é uma alma arrogante com Deus.  
         2. Sentimento: faz do homem um ser emotivo.
      3. Vontade: é expressada com a junção da inteligência e do sentimento. Não age sozinha. Ela obedece às forças emotivas e intelectuais.

 Portanto se os propósitos de sua razão são bons e seus sentimentos são bons a sua vontade será sempre a PERFEIÇÃO. Do contrário está caminhando o lado oposto à Perfeição.

FACULDADES DO ESPÍRITO
 São duas as faculdades do Espírito: a Fé e a consciência.

  1. Fé: é a natureza espiritual da qual leva o homem a perfeita comunhão com Deus. Expressa em seu sentido mais generalista A RELIGIOSIDADE e que o torna capaz de ADORAR, REVERENCIAR, LOUVAR E ORAR a Deus. Ela não é adquirida e nem ensinada, mas é nato do homem cheio do Espírito Santo de Deus desde a criação. Ela exercita a procura de Deus e após a UNIDADE ENTRE O CRIADOR E A CRIATURA.
  2. Consciência: é a lei moral e espiritual do homem. É o extinto que aprova ou desaprova seus ações. Ela não está sujeita a vontade tampouco aos sentimentos da alma. 
OS TRÊS DEGRAUS DA PERFEIÇÃO
Este é dado quando um coração apaixonado ( de Deus) busca abrigo no coração solitário do homem. Deus para nos tornar perfeitos busca em nossos corações uma razão preciosa para que assim possa fazer com PERFEIÇÃO Sua Vontade em nós. Por isso Ele usa de estágios para nos imergir em sua Graça Santificante e nos deter das más inclinações.

  1. Fase Purgativa: É a fase da purificação. É nesta faze em que o homem recebe de Deus a Graça do arrependimento e o pesar de sua consciência o fazendo retroceder nos caminhos imperfeitos, sendo como o filho pródigo que volta aos braços de seu pai.
  2. Fase Iluminativa: É a fase da Luz do Espírito. Nessa fase Deus deixa de ser abstrato e começa a ser perceptível, tocável e presente radiante na vida do homem. É a fase da mística ou dos êxtases, levitações, colóquios interiores; assim como a TRANSVERBERAÇÃO DE ST TERESA DE JESUS. É ainda nessa fase que o inimigo pode nos tentar com a acídia e levar a alma ao retrocesso.
  3. Fase Unitiva: è a fase final , em que Deus e a Alma atingem a união perpétua. Essa é enfim o estágio extremo da santidade em Deus e a Alma se tornam plenos e efetivos. A alma vê a Deus.
 Embora a alma tendo participado do estágio unitivo não implica, nem assegura o ato de não pecar. As más inclinações continuam no homem até a sua morte, ou seja, até que a alma e espírito deixem o corpo material; só assim para vencer o pecado. Depois da morte não existe pecado, mas apenas a purificações deles, ou se Deus o eleger de forma singular, chegará ao Céu.
 Entretanto para que a alma não retroceda ao estágio inicial é necessária a mortificação e o exercício das virtudes, para que, também não entre em processo de estacionamento, inércia espiritual. O famoso achar" que não precisa mais de rezar", "que já rezou de mais" e destruir toda a sua morada interior e chegar a acídia ou à preguiça mortal como ressalta St Tomás de Aquino.
143. Pela fé, o homem submete completamente a Deus a inteligência e a vontade; com todo o seu ser, o homem dá assentimento a Deus revelador (2). A Sagrada Escritura chama «obediência da fé» a esta resposta do homem a Deus revelador (3).