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sábado, 27 de abril de 2019

COSTUMES DA VIDA RELIGIOSA

Caros irmãos em Cristo saúdo-vos, Louvores a Deus!

Neste post irei abordar um dos costumes que todos as Congregações e Institutos Religiosos elegem como a MESTRA da via interior a Mística de união esponsal entre Cristo e sua Alma Esposa: a Santa Regra. 

Como o próprio nome já nos remete a resposta é o nosso estilo de vida, inclinada a perfeição, escrito para seguirmos renunciando a nossos desejos carnais e nossa vida secular e adentrar nessa tão perfeita vida regular, ou seja, a vida religiosa. É de suma importância tanto material quanto espiritual que seja vivida a regra ao pé da letra com todas entrelinhas. 

O princípio e o fim de toda Regra de Vida é Jesus Cristo nosso modelo central e único. Dentro dEle temos os nossos baluartes que enriquecem a nossa espiritualidade e nos apontam a perfeição no cumprir da Santa Regra. Contudo, a prática dos CONSELHOS EVANGÉLICOS é fundamental, ou seja, CASTIDADE COM CONTINÊNCIA, POBREZA VIRGINAL E OBEDIÊNCIA DA CRUZ.

Então o que é a Regra de Vida Religiosa?

É uma vocação particular de estado de vida em que o candidato abraça a sua vocação e segue o chamado à perfeição que Deus o deu numa vida de cantar as Misericórdias de Deus, oração, para o bem dos próprios consagrados, da Igreja e com suas penitências alcançar para as almas salvação.

Dentro de toda regra existe a espiritualidade que é a definição do seu carisma. 
Carisma: vem do grego Charis que significa convocação, chamamento, ou seja, é uma inspiração maior que rege um modelo de vida.
Espiritualidade: é forma que completa e dá vida ao carisma.

Entendamos o carisma como o corpo que sustenta a regra e a espiritualidade o coração, aquele que manda o sangue e dá a vida para ela. Portanto Carisma e Espiritualidade são os pontos vitalícios de uma Regra. Por exemplo: os Franciscanos tem como carisma os pobres, os Carmelitanos a solidão com Deus dentre outros.

Para viver a Regra e os costumes da Igreja parte do princípio de imitar o Cristo vivo aqui na terra, ou seja, somos espelhos vivos do Cristo Ressuscitado. A irradiação das Misericórdias de Deus e o carregar das cruzes do dia a dia é o que define a vida do Religioso. 

CLAUSURA E VIDA ATIVA

Dentro de cada Regra existe a forma como os religiosos devem abraçar seu carisma se é de forma ativa, missionária ou em clausura à contemplativa. 
Vida ativa: como o próprio nome diz além da rotina de Oração e meditação particular de cada um são destinados a Missão em comunidade secular e pastoral como: 
  1. Catequese
  2. Grupos apoio a: crianças carentes, idosos
  3. Cuidadores de asilos
  4. Professores
Vida de Clausura: vivem desconectados do mundo secular e vivem somente para Deus "afastados do mundo para que o mundo se aproxime de Deus" numa vida de oração, expiação, penitência, silêncio, recolhimento, ação de graças, trabalho.

HÁBITO MONÁSTICO E HÁBITO SECULAR

Para esse tópico exite dois tipos de vestimentas regulares, ou seja de religiosos consagrados, melhor dizendo: Hábito.

Hábito Monástico: como dita o Santo Costume são roupas longas à altura do tornozelo com mangas compridas, golas, escapulário e modestas que escondem todo a matéria corruptível com as Vestes Batismais da Perfeição. Constituem, então, um Hábito Monástico as seguintes peças:
Hábito feminino:



1- Saia: sem detalhes e sem pregas.

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2- Túnica: sem pregas e sem detalhes.

3- Hábito: Veste comprida, escapulário, toca, correia e véus.


Hábito masculino:

1- Calças: sem detalhes e sem pregas.



2- Túnica: sem pregas e sem detalhes.

3- Hábito: Veste comprida, escapulário, correia.



HÁBITO SECULAR

São para os religiosos que imergem num carisma e espiritualidades que não exigem deles o uso das vestes batismais, para alguns é uma forma de discrição.
No meu parecer pessoal, o hábito é a identidade de um religioso fora dele não é visto como tal mas como um secular.

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ORAÇÃO

São dois os tipos de oração a mental e a em coro.

Oração Mental: na tradição monástica é chama do de Lectio Divina, palavra latina que significa Leitura Orante que é a leitura atenta do Evangelho ou algum fragmento de alguma passagem bíblica, buscando entender a essência da leitura e o direcionamento espiritual que ela nos trás. Temos também a Oração Hesicasta (para saber mais leia esse post: https://www.oracaodejesus.com/hesicasmo.html) que é uma oração silenciosa em que se repete com o bater do coração o nome de Jesus ou então: "Jesus, Filho de Davi, tende piedade de mim"(pode ser repetida no Rosário de São Pacômio veja neste post: https://www.rs21.com.br/calendario-liturgico/calendario-liturgico-santo-do-dia/santo-do-dia-sao-pacomio-0905/).


Ofício Divino: são a voz das almas que cantam as Misericórdia do Senhor ao longo dos 150 salmos, cantados em retro tom. São rezados em sete horários de acordo com as horas solares. São o ápice da santificação de todas as horas do nosso dia entregues nas Mãos do Senhor.
Segue os horários de Oração:
00:00 Matinas e Laudes
05:00 Oração Mental
06:00 Léctio Divina 
07:00 Leitura Espiritual
07:30 Celebração Eucarística ou da Palavra
08:30 Café 
09:00 Hora Tércia e Ofício domésticos
11:00 Adoração e Meditação
12:00 Hora Média e Almoço
13:00 Descanso
14:45 Meditação da Paixão e Terço da Misericórdia
15:00 Hora Nona
17:45 Vésperas
18:00 Salve Regina
19:00 jantar
20:00 Completas e devoções finais



TRABALHO

O trabalho para a vida religiosa é a continuação da oração e o cumprimento da Palavra de Deus em que o homem deve viver do lavrar das mãos, assim como fizeram José e Maria em Nazaré. 


Os ofícios são dos mais simples como o doméstico ou intelectual mas que se torna numa incessante intercessão junto à Igreja pelas salvação das almas e pela conversão dos homens.



JEJUNS

Na vida religiosa tem-se os jejuns próprios de cada Ordem Religiosa. No Carmelo temos o abstinência permanente de carne e jejuns desde o dia da Exaltação da Santa Cruz até o Domingo da Ressurreição do Senhor, exceto nos domingos e solenidades próprias da Ordem.

SILÊNCIO

O silêncio é a comunicação perfeita com DEUS. O ato de silenciar é dar lugar a voz e vontade de Deus. O iniciador da Vida do Carmelo o profeta Elias é que nos convida ao silêncio interior e exterior é nosso grau máximo de paz consigo mesmo e com os irmãos. "O silêncio é para aqueles que falam com o coração".




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