A Regra de Santo Alberto é o principal documento legislativo da Ordem do Carmelo; Os monges da Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo encontram em sua Regra todas as prescrições necessárias para alcançar a santidade carmelitana. Como filhos de sua Santa Madre Santa Teresa, os monges carmelitas lêem sua Santa Regra como a "Regra de Nossa Senhora e Imperatriz"; como ela, os Carmelitas penetram na profunda fonte da espiritualidade mariana contida nesta Regra. Em todos os detalhes da Santa Regência, os monges da Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo encontram os ideais nutridos pelo Coração da Virgem Imaculada, a plenitude da vida mariana e o próprio caminho pelo qual os monges carmelitas ascender às alturas da perfeição carmelita.
A espiritualidade dos monges carmelitas flui da regra carmelita. Abaixo você pode encontrar o texto da regra. Ao lê-lo, você pode ver cada um dos elementos da vida como é vivido nas montanhas hoje, assim como foi pelas Carmelitas originais no Monte. Carmelo
A REGRA CARMELITA
1. Albert, chamado pelo favor de Deus para ser o patriarca da igreja de Jerusalém, oferece saúde no Senhor e a bênção do Espírito Santo aos seus amados filhos em Cristo, Brocard e os outros eremitas sob obediência a ele, que vivem perto do primavera no Monte Carmelo.
2. Muitas e variadas são as maneiras pelas quais nossos santos antepassados estabeleceram como todos, qualquer que seja sua posição ou o tipo de observância religiosa que ele escolheu, devem viver uma vida de obediência a Jesus Cristo - como, puro de coração e forte em consciência, ele deve ser inabalável no serviço de seu Mestre.
3. É para mim, no entanto, que você veio para uma regra de vida de acordo com o seu propósito declarado, uma regra que você pode adotar para daqui em diante; e portanto:
4. A primeira coisa que eu preciso é que você tenha um Prior, um de vocês, que deve ser escolhido para o cargo por consentimento comum, ou aquele da parte maior e mais madura de você; cada um dos outros deve prometer-lhe obediência - da qual, uma vez prometido, ele deve provar pela verdade das ações - e também a castidade e a renúncia à propriedade.
5. Você pode ter fundações em lugares solitários, ou onde você é dado um local que é adequado e apropriado para a sua observância religiosa, de acordo com o que parece apropriado para o Prior e irmãos.
6. Em seguida, cada um de vocês deve ter uma célula separada, situada como a mentira da terra que você propõe ocupar, e atribuída pela disposição do prior com a concordância dos outros irmãos, ou pelos mais maduros entre eles. .
7. No entanto, você deve comer o que quer que lhe tenha sido dado em um refeitório comum, escutando juntos, entretanto, uma leitura da Sagrada Escritura, onde isso pode ser feito sem dificuldade.
8. Nenhum dos irmãos deve ocupar uma célula que não seja aquela que lhe é destinada ou trocar células com outra, sem deixar de quem é prior na época.
9. A cela do Prior deve ficar perto da entrada da sua propriedade, para que ele seja o primeiro a encontrar aqueles que se aproximam, e o que quer que seja feito em conseqüência, tudo pode ser feito conforme ele decida e ordene.
10. Cada um de vocês deve permanecer em sua própria cela ou nas proximidades, ponderando a lei do Senhor dia e noite e vigiando em oração, a menos que esteja cumprindo algum outro dever legal.
11. Aqueles que sabem dizer as horas canônicas com os que estão em ordem devem fazê-lo, da mesma forma que os santos antepassados de nossa parte, e de acordo com o costume aprovado pela Igreja. Aqueles que não conhecem as horas devem dizer vinte e cinco Padres para o ofício da noite, exceto aos domingos e solenidades, quando esse número deve ser duplicado, para que o Pai-Nosso seja dito cinquenta vezes; a mesma oração deve ser dita sete vezes pela manhã no lugar das Laudes, e sete vezes também para cada uma das outras horas, exceto para as Vésperas quando deve ser dito quinze vezes.
12. Nenhum dos irmãos deve reivindicar nada como seu, mas você deve possuir tudo em comum; e cada um recebe do prior - isto é, do irmão que ele designa para o propósito - o que quer que seja adequado à sua idade e necessidades.
13. Você pode ter tantas jumentas e mulas quanto precisar, no entanto, e pode manter uma certa quantidade de gado ou aves domésticas.
14. Um oratório deve ser construído tão convenientemente quanto possível entre as celas, onde, se isso puder ser feito sem dificuldade, você deve se reunir todas as manhãs para ouvir a missa.
15. Aos domingos também, ou outros dias, se necessário, você deve discutir assuntos de disciplina e seu bem-estar espiritual; e nesta ocasião as indiscrições e falhas dos irmãos, se alguma for encontrada em falta, devem ser amorosamente corrigidas.
16. Você deve jejuar todos os dias, exceto aos domingos, da festa da Exaltação da Santa Cruz até o dia da Páscoa, a menos que a doença física ou debilidade, ou alguma outra boa razão, exija uma dispensação do jejum; porque a necessidade se sobrepõe a toda lei.
17. Você deve se abster de carne, exceto como um remédio para doença ou debilidade. Mas como, quando você está em uma jornada, você mais frequentemente do que não tem que implorar o seu caminho; fora de suas próprias casas, você pode comer alimentos que foram cozidos com carne, para evitar causar problemas aos seus anfitriões. No mar, no entanto, a carne pode ser comida.
18. Já que a vida do homem na terra é uma época de provação, e todos os que vivem devotadamente em Cristo devem ser perseguidos, e o diabo seu inimigo está à espreita como um leão rugindo à procura de presas para devorar, você deve usar todos os cuidados para vestem-se na armadura de Deus para que você esteja pronto para resistir à emboscada do inimigo.
19. Seus lombos devem estar cingidos com castidade, seu peito fortalecido por meditações sagradas, pois, como as Escrituras dizem, a meditação sagrada te salvará. Coloque a santidade como sua couraça e isso lhe permitirá amar o Senhor seu Deus com todo o seu coração, alma e força, e com o próximo como a si mesmo. A fé deve ser o seu escudo em todas as ocasiões, e com isso você será capaz de apagar todos os mísseis flamejantes do iníquo: não pode haver Deus agradável sem fé; e a vitória está nisso - sua fé. Em sua cabeça, coloque o elmo da salvação e, assim, tenha certeza da libertação de nosso único Salvador, que se liberta de seus pecados. A espada do espírito, a palavra de Deus, deve abundar em suas bocas e corações. Deixe tudo o que você tem a palavra do Senhor para acompanhamento.
20. Vocês devem se dedicar a algum tipo de trabalho, para que o diabo sempre o encontre ocupado; nenhuma ociosidade de sua parte deve dar a ele a chance de penetrar nas defesas de suas almas. Nesse aspecto, você tem tanto o ensinamento quanto o exemplo de São Paulo, o Apóstolo, em cuja boca Cristo colocou suas próprias palavras. Deus o fez pregador e professor de fé e verdade para as nações: com ele como seu líder, você não pode se desviar. Nós vivíamos entre vocês, disse ele, trabalhando e cauteloso, labutando dia e noite para não ser um fardo para nenhum de vocês; não porque não tivéssemos nenhum poder para fazer o contrário, mas para dar a você, em si mesmo, um exemplo que você pode imitar. Pois a acusação que lhe demos quando estivemos contigo foi a seguinte: quem não estiver disposto a trabalhar também não deve poder comer. Porque ouvimos que há certos ociosos inquietos entre vós. Cobramos pessoas desse tipo e imploramos a elas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que ganhem seu próprio pão com trabalho silencioso. Este é o caminho da santidade e da bondade: veja que você a segue.
21. O Apóstolo nos faria ficar em silêncio, pois em silêncio ele nos diz para trabalhar. Como o Profeta também nos faz conhecer: O silêncio é o caminho para promover a santidade. Em outro lugar ele diz: Sua força estará em silêncio e esperança. Por esta razão, eu estabeleço que você deve manter silêncio após Completas até depois de Prime no dia seguinte. Em outras ocasiões, embora você não precise manter o silêncio tão estritamente, tenha cuidado para não entrar em muita conversa, pois, como a Escritura o tem - e a experiência nos ensina não menos - o pecado não estará querendo onde há muita coisa. fala, e aquele que é descuidado na fala sofrerá dano; e em outros lugares: O uso de muitas palavras traz danos à alma do falante. E nosso Senhor diz no Evangelho: Toda palavra precipitada deve ser contada no dia do julgamento. Faça um equilíbrio então, cada um de vocês, para pesar suas palavras; mantenha uma rédea apertada em suas bocas, para que você não tropeça e caia na fala, e sua queda seja irreparável e se mostre mortal. Como o Profeta, observe o seu passo para que a sua língua não ofenda, e empregue todos os cuidados em manter-se em silêncio, que é o caminho para promover a santidade.
22. Você, irmão Brocard, e quem quer que possa sucedê-lo como prior, deve sempre ter em mente e colocar em prática o que nosso Senhor disse no Evangelho: Quem tem a intenção de se tornar um líder entre você deve se tornar servo do resto, e o que quer que seja primeiro deve se tornar seu escravo.
23. Vocês, outros irmãos também, mantenham o seu prior em humilde reverência, suas mentes não sobre ele, mas sobre Cristo que o colocou sobre você, e que, para aqueles que governam as Igrejas, endereçaram as palavras: Quem paga você presta atenção para mim, e quem te trata com desonra, me desonra; se você permanecer assim, não será considerado culpado de desprezo, mas merecerá a vida eterna como recompensa por sua obediência.
24. Aqui estão os poucos pontos que escrevi para lhe fornecer um padrão de conduta para viver; mas nosso Senhor, em sua segunda vinda, recompensará qualquer um que faça mais do que é obrigado a fazer. Veja que os limites da discrição não são excedidos, no entanto, a discrição é o guia das virtudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário