Pesquisar este blog

TRADUTOR

VIDA CARMELITA EREMITA no YouTube

ADQUIRA MEU LIVRO DE ESPIRITUALIDADE | R$10,00 | DEUS LHE PAGUE!

domingo, 21 de julho de 2019

ESPIRITUALIDADE CARMELITA | INTRODUÇÃO A ESPIRITUALIDADE E A CLAUSURA

"Desde as origens da vida de consagração especial na Igreja, homens ... chamados por Deus e em amor por Ele dedicaram suas vidas exclusivamente a buscar Seu rosto, ansiando por encontrar e contemplar Deus no coração do mundo. O A presença de comunidades assentadas como cidades sobre uma colina ou candeias, apesar de sua simplicidade de vida, representam visivelmente o objetivo para o qual toda a comunidade eclesial viaja ... comunidades contemplativas que, em virtude de sua separação do mundo, são todas mais intimamente unidos a Cristo, o coração do mundo "... Os contemplativos, como os homens ... imersos na história humana e atraídos para o esplendor de Cristo ... estão colocados no coração da Igreja". - Papa Francisco

Uma introdução à espiritualidade carmelita pode ser muito assustadora. Com três doutores da igreja e dezenas de santos canonizados, teólogos e escritores espirituais, por onde começar? Aqui estão nossas dicas sobre onde começar a entender a espiritualidade carmelita. As seguintes passagens explicam por que Deus chama certas almas a ser um fermento oculto nos claustros do Carmelo.

1) Santa Teresinha do Menino Jesus e a Sagrada Face:
Para chegar ao "coração" de onde o Carmelo toma seu lugar na Igreja, devemos, é claro, começar com o nosso pequeno e glorioso santo e o Doutor da Igreja Santa Teresinha. do menino Jesus. Em sua simplicidade infantil, ela enumera muito claramente, em termos simples, a vocação de um carmelita. 

Santa Teresa, nesta passagem, explica seu desejo de dar vida a todos os apostolados da Igreja por meio de sua união com Deus. Ela apreende de maneira profunda a realidade de que Deus usa almas transformadas Nele para ser um canal de graça para toda a Igreja. Ela diz: "Eu sabia que a Igreja tem um coração, que este coração arde de amor e que só o amor dá vida aos seus membros". Esta era a vocação de Santa Teresinha, ser o amor no coração da Igreja, através de uma vida profundamente dedicada a uma União enclausurada e oculta com Deus. Assim é a busca de uma Carmelita de clausura - União com Deus através de Nossa Senhora para a edificação de toda a Igreja.

Esta realidade muito profunda de um religioso transformado em amor a ponto de dar amor a toda a Igreja foi primeiro compreendida por outro santo que teve um grande impacto em Santa Teresinha. Ela disse que perto do final de sua vida, apenas um santo poderia alimentar sua alma - São João da Cruz.
2) São João da Cruz:  
Talvez nenhum outro santo tenha sido melhor professor e pai de almas visando as alturas da vida espiritual do que São João da Cruz, Doutor da Igreja na União com Deus. Centenas de anos antes de Santa Teresa, ele também explicou como uma alma completamente transformada em Deus através do amor poderia dar Deus às almas. Essa foi a essência da espiritualidade de São João da Cruz.
Na Chama Vivente do Amor, São João da Cruz desenvolve sua teologia de uma alma em união com Deus. Ele diz: "Na verdade, um amor recíproco é formado entre Deus e a alma, como a união matrimonial e a rendição, em que os bens de ambos ... são possuídos por ambos juntos". Aqui ele está dizendo que a alma na União com Deus tem o direito sobre os dons de Deus e assim pode distribuí-los aos outros como desejar. "Tendo Ele para si próprio, pode dar-lhe e comunicá-lo a quem quiser." Esta habilidade e casamento da alma com Deus é claro, pela graça e não pela natureza, uma vez que somos sempre criaturas. Aqui também vemos São João concordar com Santa Teresinha, que uma alma pode alcançar União com Deus e assim ajudar milhares de almas no mundo que nunca conheceu. Esta é a importante vocação de uma carmelita enclausurada.

Esta pode ser uma bela ideia, mas é uma realidade atingível por todos? Esta é uma importante questão! Se não for possível, a não ser por santos extraordinários, por que deveríamos nós, pequenas almas, esperar por algo tão profundo?
São João da Cruz também responde isso. Na Chama Vivente do Amor, ele explica que, se uma alma é esvaziada de todos os outros amores, Deus se comunicará com a alma. Ao ser esvaziado de outros amores, São João significa todos os desejos que não são Deus ou em Deus, que é diferente do amor daqueles que devemos amar, como nossas famílias. Ele explica que quando a alma está livre de outros amores, é impossível que Deus não se comunique com a alma. "É mais impossível do que seria para o sol não brilhar em terra clara e desimpedida." É porque Deus é tão bom e generoso que quer exaltar almas que são muito pequenas a um estado tão exaltado, onde podem ajudar toda a Igreja pela sua união com Deus.
Este efeito sobre a Igreja de uma alma prefeita na União com Deus é importante? Ele diz sim, mais importante que muitas grandes obras feitas no apostolado ativo. A alma obtém muitas graças para o apostolado ativo e, através de sua união com Deus, torna-se um grande canal de graça para essas obras. É por isso que o caminho para a união com Deus é tão importante.

3) Santa Teresa de Jesus: Nenhum outro santo explicou melhor o caminho para a união com Deus do que Santa Teresa de Jesus, doutor carmelita da Igreja em oração. Sua maneira muito prática de alcançar as salas mais íntimas do castelo interior era uma mistura de oração e prática das virtudes. Ela começa explicando a importância da oração mental na santificação de uma alma.
A comunhão com Deus em oração é o caminho direto para a santidade, de acordo com Santa Teresa. Ela fala em sua vida sobre este relacionamento interior com Cristo, "que ninguém nunca o levou para seu amigo que não foi amplamente recompensado; porque a oração mental não é nada mais, na minha opinião, mas em termos de amizade com Deus, freqüentemente conversando em segredo com Ele Quem nós conhecemos nos ama. Através da conversa com Nosso Senhor e Sua Mãe Santíssima em oração pessoal, a alma se torna mais parecida com eles pelas graças que eles dão ao se comunicar com eles. Ao longo da vida de oração mental, a alma é conformada cada vez mais a Deus pela sua comunhão com Deus.
O progresso na união com Deus é provado pela virtude e amor ao próximo. Santa Teresa explica: "O melhor sinal de que alguém progrediu é que ela se considera a última de todas e prova isso por seu comportamento, e que almeja o bem estar dos outros em tudo o que faz. Essa é a teste verdadeiro - não doçura na oração ". A perfeita conformidade com Deus é sobre o amor perfeito de Deus e do próximo, e a prova desse amor está no amor que uma alma tem pelos outros.
Em particular, Santa Teresa amava a virtude da obediência, porque é a virtude que leva mais rapidamente à união com Deus. Em seu livro de fundações, ela escreve longamente sobre essa virtude e como ela é importante desde então, "não há caminho que conduza mais rapidamente à mais alta perfeição do que a obediência". Em obediência, a alma é mais rapidamente conformada a Cristo que foi obediente até a morte na cruz. Para alcançar o perfeito amor de Deus e união com Deus, é preciso dar a Deus sua vontade primeiro. Este presente de nós mesmos a Deus é realizado mais rapidamente e da melhor maneira através da obediência ao superior, que é um aspecto integrante de uma vocação religiosa de clausura.
Ninguém amava mais a vida fechada do Carmelo do que Santa Teresa. Tantas graças místicas são dadas apenas dentro do claustro, onde as almas, "vivendo dentro das águas correntes de sua Esposa", são inundadas pela presença de Deus. Ela explicou que "ninguém que não tenha experimentado isso poderia acreditar na plenitude de satisfação que sentimos ... quando finalmente nos encontramos fechados". O recinto é o jardim selado onde Deus comunga com almas que buscam união com Ele através da oração e da prática das virtudes.

Nenhum comentário: