O carisma particular dos monges carmelitas repousa sobre quatro pilares essenciais à sua identidade. O primeiro pilar é a união filial com a Santíssima Virgem; o segundo, a Regra de Santo Alberto; a terceira, a forma extraordinária da liturgia carmelita (ou seja, o Rito do Santo Sepulcro e a Igreja de Jerusalém); e a quarta, a espiritualidade e o modo de vida de Santa Teresa de Jesus e de São João da Cruz. Cada pilar é igualmente importante para apoiar esse carisma e, sem cada pilar, esse carisma deixaria de existir.
Fonte: Google Imagens |
Um antigo ditado da Ordem Carmelita afirma: Carmelus totus Marianus est, isto é, "Carmel é totalmente mariano". A Santíssima Virgem permeia toda a vida dos monges por sua presença viva no meio de sua irmandade. "Ela é verdadeiramente sua vida, sua doçura e sua esperança; sua fonte de bondade, sua irmã, sua amiga, sua pomba, sua imaculada, o amor de seus corações. Na verdade, ela é o coração e a alma deles."
Ela é, da mesma forma, a verdadeira fundadora dessa nova comunidade. Assim como um fundador deixa seu carisma para seus filhos, nossa Senhora comunicou seu espírito e carisma a seus Carmelitas. Estes monges carmelitas são impelidos pelo seu amor por ela para imitar a sua virtude e continuar o seu apostolado místico de graça mediadora para as almas através da sua união com DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário