Pesquisar este blog

TRADUTOR

VIDA CARMELITA EREMITA no YouTube

ADQUIRA MEU LIVRO DE ESPIRITUALIDADE | R$10,00 | DEUS LHE PAGUE!

domingo, 2 de junho de 2019

DECURSO DAS ORAÇÕES DIÁRIAS | COMO FAZÊ-LAS ?

TRABALHO INTELECTUAL - Síntese Bibliográfica
Corrigido e adaptado pelo Ir. José Crucificado de Jesus Hóstia - EREMITA

Documento Original: Vivendo Nazaré

1- ROTEIRO DIÁRIO DE ORAÇÕES
Santo Agostinho diz que Deus não precisa de nossas orações, mas quer que rezemos, a fim de que nos preparemos para recebermos as graças que ele nos for conceder.
Quando não formos atendidos, é porque Deus tem outros projetos para encaminhar-nos à vida eterna. Confiemos nele! Nossa oração deve ser de agradecimento, louvor e petições. Peçamos tudo do que precisamos ou do que os outros precisam, mas nunca nos esqueçamos de submeter os pedidos à santa vontade divina, louvando, agradecendo e pedindo sempre o perdão de nossos pecados.
O relacionamento com as pessoas e a atividade pastoral fazem parte das orações, mas é também necessário aquele momento diário de diálogo com Deus. É como o operário, que mesmo trabalhando oito horas por dia por amor à sua família, precisa também ter com eles os momentos de diálogo! Não basta a ele apenas trabalhar.
Santa Teresa de Ávila dizia que nem todos somos contemplativos: alguns vão mesmo se santificar com as orações comuns, vocais. A contemplação é um dom de Deus e poucos a conseguem.
Entretanto, no nosso dia a dia mesmo nós podemos nos aproximar desse tipo de oração que, segundo São João Batista Vianney, é "Olhar para Jesus, sabendo que ele olha para nós". Ou, como dizia o beato Irmão Carlos de Foucauld, rezar é "olhar para Jesus, amando-o".

b)- A LITURGIA DAS HORAS
Tenha em casa os quatro volumes da Liturgia das Horas ou, o mais prático, compre os livrinhos mensais que trazem as orações das Laudes (da manhã) e das Vésperas. Siga, então, as orações próprias dos tempos litúrgicos: Advento, Natal, Quaresma, Páscoa, Tempo Comum 1 e 2. Peça ajuda do seu pároco para saber como rezar tudo isso.
Faça as orações nas horas em que você puder, se não puder seguir as horas no tempo real: de manhã, às nove, às doze, às quinze, às dezoito e antes do repouso noturno.
O ofício da manhã começa com o invitatório e o salmo 94(95), e, se quiser, com o Ofício das Leituras, composto dos salmos, de uma leitura bíblica e uma de vários autores antigos. Tudo isso você encontra naqueles quatro volumes de que já falei. Segue o ofício das laudes, também chamado de ofício da manhã. Às nove, às doze e às quinze, há os ofícios "durante o dia", composto de salmos e uma pequena leitura bíblica. No final da tarde há o ofício das Vésperas, seguida das Completas, que é a oração da noite, do repouso noturno.
Você pode seguir os ofícios de durante o dia diretamente neste site: eu transcrevi os salmos todos em linguagem de primeira pessoa, e coloquei-os de modo a não se repetirem, durante uma semana. Vale a pena conferir.

c)- O ROSÁRIO
Veja na secção "orações", deste site, os quatro terços oficiais e mais dois que eu inventei. Resultam em seis terços diários. Reze o rosário nas horas em que puder. Que tal rezá-los em sua caminhada diária? Mas, se não puder rezar o rosário todo, pelo menos reze o terço do dia.

d)- HORA SANTA
Sugestão para a Hora Santa: momentos de contemplação, os terços abreviados (da misericórdia, da libertação), o "Veni Creator", a Via Sacra, os sete Pai-nossos, Ave-marias e Glórias ao Pai pedidos por Maria em Medjugorje (pelo papa, pela paz do mundo, pelas 5 chagas de Jesus Cristo), cantos eucarísticos, alguma leitura eucarística.

e)- A SANTA MISSA
Nunca chegue atrasado (a)! Se não for possível participar dela diariamente, leia pelo menos as leituras programadas para aquele dia. Há um missalzinho das Paulinas e da Santuário com as leituras. Nunca deixe de ir aos sábados ou domingos! Link: LITURGIA DA PAULUS

f)- MEDITAÇÃO
Pode ser baseada na Bíblia ou em alguns dos textos que colocamos em nossos blogs, na seção "reflexões" e mesmo nas "crônicas". Se preferir, compre um livro de meditações. Há muitos para serem lidos.

g)- LEITURA ESPIRITUAL
Se você tiver os quatro volumes da liturgia das horas, terá uma leitura por dia de autores dos primeiros séculos do cristianismo e dos tempos mais recentes. É sempre a segunda leitura do Ofício das Leituras. Mas também podem ser lidos os livros próprios de auto-ajuda e espirituais.

h)- LEITURA ORANTE DA BÍBLIA.
Consiste praticamente no seguinte:
1º passo - ler um trecho bíblico;
2º passo - meditá-lo, silêncio interior, ligar o trecho com a sua vida;
3º passo - orar sobre o que meditou, louvando e agradecendo a Deus e pedindo o que brotou da meditação;
4º passo - Contemplar Jesus, baseando-se no texto e na oração. Se necessário, reler o texto.
5º passo - Fazer um propósito, guardar uma frase, para o dia ou para a vida.

Nenhum comentário: