Continuando a novena de Pentecostes, aprenderemos hoje como obter a graça atual, aquela que nos permite colocar realmente os remos na água e navegar contra a correnteza.
Nos dias anteriores, aprendemos que o Espírito Santo cria no homem um organismo sobrenatural que se caracteriza pela presença das virtudes infusas e dos dons do Espírito Santo. Enquanto as primeiras são ações humanas, as segundas são ações divinas.
No entanto, teologicamente, tanto as virtudes como os dons são hábitos que estão voltados para a ação. E, mesmo presentes em nós, não significa que estão atuantes, pois para que se tornem ação e realidade necessitamos da graça atual.
A graça atual é uma intervenção de Deus, equivale à energia para realmente colocar os remos n'água e remar, que recebemos somente por meio da súplica, implorando a Deus que a conceda, como um mendigo na soleira da porta do rico.
A oração é o modo pelo qual a graça é obtida. Não se pode, contudo, orar de qualquer jeito. É necessário alguns requisitos para que ela alcance o seu efeito. O primeiro é a humildade. Aproximar-se de Deus se sabendo pequeno. O segundo é a confiança, Nosso Senhor Jesus Cristo mesmo mandou que assim se fizesse. “Meu Deus, eu não quero mais somente dizer que vos amo com meus lábios, eu quero vos amar de verdade, com minha vida, com meu coração", com coragem e confiança.
A terceira característica é a perseverança, pois não se trata de mágica, Deus quer despertar em seus filhos o desejo, o amor e, por isso às vezes, tarda. O desejo das coisas santas só aumenta com a demora. Finalmente, a quarta é pedir com atenção. Sabendo o que se quer.
Assim, pedir com humildade, com confiança, com perseverança e atenção é a forma de se obter a graça atual que fará com que o seu barco avance contra a correnteza.
Oração:
Vinde, Espírito de Sabedoria!
Instrui o meu coração, para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-lo a todos os bens da Terra. (Glória ao Pai…)
Vinde, Espírito de Inteligência!
Iluminai a minha mente, para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. (Glória ao Pai…)
Vinde, Espírito de Conselho!
Assisti-me em todos os assuntos desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos. (Glória ao Pai…)
Vinde, Espírito de Fortaleza!
Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades, e dai à minha alma o vigor necessário para resistir a todos os meus inimigos. (Glória ao Pai…)
Vinde, Espírito de Ciência!
Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma. (Glória ao Pai…)
Vinde, Espírito de Piedade!
Vinde morar no meu coração e inclinai-o para a verdadeira piedade e santo amor de Deus. (Glória ao Pai…)
Vinde, Espírito de Temor de Deus!
Repassai a minha carne com o Vosso santo temor, de modo que tenha sempre Deus presente e evite tudo o que possa desagradar aos olhos de Sua divina majestade. (Glória ao Pai…)
Divino Espírito Santo, eu vos ofereço todas as preces da Santíssima Virgem e dos apóstolos reunidos no cenáculo, e a essas uno todas as minhas orações, suplicando-Vos que Vos apresseis em vir renovar a face da terra.
– Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
– E renovareis a face da Terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos, pelo mesmo Espírito, o conhecimento e o amor da justiça, e que gozemos sempre da Sua consolação. Amém.
Rezar três Ave-Marias a Nossa Senhora de Pentecostes com a invocação: “Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário