Pesquisar este blog

TRADUTOR

VIDA CARMELITA EREMITA no YouTube

ADQUIRA MEU LIVRO DE ESPIRITUALIDADE | R$10,00 | DEUS LHE PAGUE!

quinta-feira, 9 de maio de 2019

A PERFEIÇÃO DAS OBRAS ORDINÁRIAS

TRABALHO INTELECTUAL - Síntese Bibliográfica
Corrigido e adaptado pelo Ir. José Crucificado de Jesus Hóstia - EREMITA
Documento Original: Virtudes Cristãs do Pe. Afonso Rodrigues - Companhia de Jesus


O que são Obras Ordinárias? 
São as atividades do dia a dia, que estão enraizadas a nossa Regra, modo de vida que são as obras simples. No entanto, não só materiais como os domésticos mas também os espirituais.

Não consiste em ser religiosos apenas, mas em ser BONS RELIGIOSOS. A vida de religioso, apenas, é insuficiente. Por exemplo: assim como o hábito não faz o Religioso, o lugar também não o faz, mas uma vida boa e santa. Manter-se na virtude apesar das circunstâncias irem contra os seus princípios. A perseverança é a ponte principal que levará a alma religiosa a seu fim último; sempre irão existir ventos contrários a seu modo de vida.

Já se diz que se conhece uma árvore pelos seus frutos.

Santo Agostinho diz: "Nós somos a árvore e os frutos são nossas boas obras" então, as Obras são as nossas obras diárias: Missas, Comunhão, Ofício Divino, Exame de consciência, todos buscando a perfeição. 
Obras e Missão não se completam são duas realidades que divergem entre si, ou seja, obras são as práticas diárias e Missão é uma vertente na qual emprenhamos para a evangelização dos que necessitam. 

A perfeição das obras apontam quem é o religioso. Se o faz com perfeição, este é perfeito, do contrário será imperfeito, isso é fato. 
Santa Catarina de Sena diz: "O bom religioso é estável" , a excelência nas obras. A serenidade é uma característica da excelência das Obras em perfeição. 

Pontos de uma perfeição nas Obras Ordinárias:

> Limpeza do Cenóbio ou Eremitério
> Organização
> Ofícios 
> Devoções
> Exame de consciência 

As Obras de Perfeição é dividida em três graus (por muitos santos):

Principiantes: são os que estão inciando na vida religiosa, na vida de perfeição.

Profecientes: são os que tem uma maior abertura, principalmente de consciência, para inclinação à perfeição. (maior imersão na Regra de Vida)

> Perfeitos: são os que fazem tudo com exatidão e com perfeição à Santa Regra. (Muito raro encontrar religiosos nesse grau de perfeição; mais fácil encontrar no segundo grau ou até mesmo no primeiro)

É interessante notar que todos temos 24 horas por dias, meses e anos, mas o que faz a diferença é a excelência (intensidade de amor e perfeição empregada nos gestos comuns que nos faz mais perfeitos) que aplicamos na nossa vida cotidiana.  
Jesus nos fala através dos evangelhos: uns irão produzir cem por um, outro sessenta por um e outros ainda trinta por um. Nosso aproveitamento espiritual consiste parte de dois princípios fazer o que Deus quer, e como Ele quer. 
Expliquemos:
o que Deus quer: é viver em perfeição todos os pontos da Regra.
> e como Ele quer: é colocar os mesmos afetos e intensidade como Deus faz para conosco. 
Corresponder em perfeição à Regra é viver em tudo as moções que o Espírito Santo nos aponta. A docilidade a vontade de Deus é o que nos inclina cada vez mais a perfeição.
Subindo nesses degraus iremos chegar a perfeição até nos ofícios mais simples e humildes. 
"A perfeição nos ofícios ordinárias da Regra vale muito mais que as mais severas penitências feitas ao capricho de suas vontades"

Nenhum comentário: