Diante das muitas dúvidas advindas dos irmãos no que diz respeito à Vida Eremita estou aqui hoje para esclarecer três das dúvidas mais decorrentes: o que é ermo, ermida e eremitério ?
Como já falei em outros posts, a vida eremita ainda hoje, infelizmente, é desentendida por muitos... quase está em extinção posso dizer... É um deficit alarmante em relação a esse gênero de vida único e patriarcal.
LUGARES ERMOS: são lugares que são de difícil acesso à sociedade e tem uma presença muito forte da natureza. Então os eremitas rurais habitam, sim, lugares ermos pela sua difícil localidade e pelo contato íntimo com a natureza.
Lugar ermo. Fonte: Google Imagens |
ERMIDA: é uma pequena Igreja, ou até sala de oração destinada aos retiros e contemplações estando a sós com o "Só". Geralmente essa fica afastada do contato com a sociedade e fica localizado também em um lugar ermo que remeta a contemplação.
Ermida de Nossa Senhora do Livramento, Velas, ilhas de São Jorge. Fonte: Google Imagens |
EREMITÉRIO: como o próprio nome já diz é a morada de um eremita ou também muito conhecido como anacoreta, ou seja, os amantes da solidão, ou ainda os solitários; pela seu estilo de vida austero e de incessante intercessão pelos pobres pecadores,pela Igreja Militante, pelo Papa e pelo clero.
Eremitério Fonte do Profeta Elias. Fonte: Google Imagens |
Nenhum comentário:
Postar um comentário