Corrigido e adaptado pelo Ir. José Crucificado de Jesus Hóstia - EREMITA
Matéria (original) : Vida Eremítica +
Grifo meu: Irmã Gema da Misericórdia Divina
Quais os passos formais para ser um
eremita autônomo ?
1) Estar em perfeito acordo com seu Diretor espiritual. O Diretor deve estar em pleno acordo para o momento em que vai iniciar a experiência.Ele deve ter conhecimento da regra, dos seus horários, e de tudo o que se passa espiritualmente com o eremita.
2) Planejamento da renda. Será propriedade urbana ou rural ? Será comprada ou alugada? Tudo deve estar dentro do orçamento. O que você paga é seu. Se o eremitério é alugado, não importa ! É o seu eremitério !
3) Planejamento do local conforme a regra. Não consegue viver sem missa ? Deve ser uma casa perto de uma Igreja. A solidão é prioridade acima de tudo? Deve ser um lugar mais isolado. Você é uma pessoa prática, quer ter tudo perto e se sente mais seguro assim ? melhor uma casa na cidade. Ar puro, silêncio e natureza é prioridade ? Deve ser uma casa no campo. Tenha muita intuição: Quanto maior a casa e o terreno, maiores os trabalhos e manutenção, e… maior o preço….. Para que um terreno de 8 alqueires se você não sabe lidar com o campo e com a mata, e mal consegue cortar a pequena grama de casa ? Terra é cuidado e manutenção.
4) A mudança efetiva. Chegou a hora !
O lugar mais amplo, claro e arejado, dentro do
eremitério enfim o melhor cômodo, dedique ao seu santuário ! Lá será o
lugar onde o Bom Deus vai descansar e regozijar-te com sua alma. O melhor
sempre para Jesus !
Planeje poucos móveis. Não faça do seu eremitério
um museu de coisas que você não sabe o que fazer com elas ! Não exagere, por
exemplo, ter 10 cadeiras sendo que talvez só 3 sejam necessárias: uma em cada
ambiente. Ter 2 fogões, 1 a lenha e 1 comum… ou ter um Freezer, o que pode
gastar talvez muita energia para congelar pouca coisa.
Se a casa é pequena, não fique ocupando espaços a
ponto de você mesmo não conseguir se mexer ! Se a casa é grande,
lembre-se de não acumular coisas supérfluas só para ocupar cantinhos e vazios.
O eremitismo autônomo só é viável se você tiver renda ou benfeitores, que te assistam. Um aluguel para uma pessoa sozinha não é muito caro.
Quais os contratempos que posso enfrentar num eremitismo
autônomo ?
1) Desconfiança. Até para fazer um retiro, as
pessoas não se contentam com uma apresentação simples: Sou eremita.
Você tem que contar toda sua vida para convencer
que é religioso… Quando é um homem, parece que as pessoas se acostumam mais em
vê-lo só. Mas uma religiosa mulher, sozinha, causa um pouco de estranheza.
Principalmente aqui no Brasil. Parece que algumas pessoas associam
imediatamente uma religiosa a bando: Cadê a Madre ? Cadê as
irmãs ?
Nem se passa na cabeça da pessoa que a Irmã pode
ser uma eremita! Como se a mulher automaticamente precisasse de amparo,
ainda que de uma comunidade !
Quando é um irmão, parece que as pessoas
sentem mais confiança. Ah, ele é eremita ? Tá bom !
Nesse ponto os homens levam mais vantagem.
Isso ocorre mais com os que usam hábito.
2) Falta de auxílios espirituais. Se você sonha em se isolar e ter sacrário em casa…. só se você for Sacerdote ! Isso é privilégio para os eremitas diocesanos, quando moram muito longe da Igreja…
Para tudo ninguém vai correr atras de você: missa,
comunhão, confissão, retiro, tudo você deve providenciar para si.
Eremita autônomo só é mimado por Deus.
Se você mora em fazenda ou chácara, vai ter que se
privar da missa diária, a não ser que já tenha amigos sacerdotes, ou, se dando
uma caminhada tenha a sorte de achar uma Igreja na redondeza. Caso tiver carro,
sempre será um gasto a mais a ida e volta para missa.
Em todo caso, tanto o Catecismo como o Direito Canônico dispensa as pessoas que moram longe, da Santa Missa, uma vez que ela é impossível.
Em todo caso, tanto o Catecismo como o Direito Canônico dispensa as pessoas que moram longe, da Santa Missa, uma vez que ela é impossível.
O Eremita deve por sua vez, fazer em seu eremitério
a Celebração da Palavra e fazer a Comunhão espiritual, ou a oração mental :
” Por falta de um ministro sagrado ou por outra causa grave, se a participação na celebração eucarística se tornar impossível, recomenda-se vivamente que os fiéis participem da Liturgia da Palavra, se houver na Igreja paroquial ou em outro lugar sagrado, celebrada segundo as prescrições do Bispo diocesano, ou então se dediquem a oração durante um tempo conveniente, a sós, ou em família, ou em grupos de famílias de acordo com a oportunidade.”(Catecismo da Igreja Católica n. 2183 e Código de Direito Canônico n. 1248 § 2. As duas Citações são idênticas)
O eremita deve ficar atento caso viva isolado que o Mandamento da Igreja atualmente exige a Confissão e Comunhão sacramental ao menos uma vez por ano. Nos tempos antigos talvez isso não era exigência da Igreja, por isso muitos eremitas, sumiam para sempre no deserto e não voltavam nunca mais !!!
3) Falta de suporte canônico. Nem todos se sentem a
vontade com votos privados. Se seu sonho é ter uma consagração reconhecida,
pública, ganhar coroa de flores, mil abraços: seja diocesano.
Convêm lembrar também que sempre tem uns católicos
“sabidos”, que não respeitam religiosos se não tem votos solenes, status
canônico, etc…
Uma outra situação são as reuniões e eventos para
religiosos da diocese, o autônomo não é considerado como levando uma
Vida Consagrada oficialmente, embora a Igreja saiba que eles existam, se
trata de uma minoria que não merece grandes atenções em pronunciamentos,
citações etc.
Não convêm ao autônomo participar de eventos exclusivos
dos religiosos da diocese (a não ser se for convidado gentilmente pelo Bispo) e
nem da CRB, se você estiver fora do País sim, mas na diocese não.
Você não é um religioso da Diocese.
Você é um consagrado eremita autônomo da Igreja Católica Apostólica Romana.
4) A ignorância alheia. As vezes alguns até conhecem um pouco do
eremitismo mas pensam que só é viável o eremitismo diocesano.O resto seria um
plágio sem licença do Bispo…
Infelizmente essa é a opinião de muitas pessoas do
clero, e de muitos religiosos que dominam alguma coisa de eremitismo. Quando
sabem de algo, sabem pela metade…
Até você se explicar e se fundamentar… já
está contradito !
Na verdade o eremitismo diocesano só surgiu
de um modo efetivo depois do Concílio Vaticano II !!! É extremamente recente !
O eremitismo autônomo foi o primeiro a surgir
pela graça do Espírito Santo…
Quais as vantagens do eremitismo autônomo ?
1) Independência. Deve-se obediência ao diretor, em
tudo o que é de perfeição da regra e da consciência da alma. No dia a dia, no
seu eremitério, você assume tudo: a casa precisa reformar ? reforme.
Quer ir no médico, não se sente bem ? vá. Quer tirar
férias ? tire. Você não fica na espera de ter sempre que depender do
alvará de alguém para alguma ação que as vezes é necessária ser aprovada: seu
celular estragou, precisa de outro ? compre. Quer ver a
família ? Vá, ou os receba !
Enfim, a vida é mais simples e sem
cerimônias.
2) Ausência de preocupações: Será que serei aceito (a) ? Será que vou professar ? Será que vou renovar ? Será que me expressei bem para o Bispo, sabe-se lá quando o verei novamente ! Será que posso fazer isso ?
O eremita autônomo está livre dessas preocupações.
Ele esta nas mãos do seu diretor que é de extrema confiança, que nas horas de
maior aflição você pode ter a liberdade de ligar de noite, ou de mandar um
e-mail a qualquer hora que ele vai responder no mesmo dia ! Se você não se
expressou bem, tudo se resolve em e-mails, e poucas comunicações, já que se
trata de pessoa que já conhece suas lutas, seu caráter, sua história.
3) Extensão de espiritualidade. Se você ainda não definiu que carisma viver, mas já quer estar só, pode ir experimentando várias regras e horários, o que já não vai ser bem compreendido por um Bispo.
Antes, por exemplo, você tinha facilidade de
se levantar as 3 da madrugada, passou um tempo e você viu que isto se tornou
obsoleto, basta falar com Diretor, que é mais compreensivo, do que o Bispo (não
que o Bispo não o seja, mas o papel dele não é cuidar de seus pormenores
espirituais…).
Isso vale para outros costumes. Embora se aspire
toda perfeição possível, nunca se sabe exatamente as transformações que teremos
na vida espiritual e os toques de Deus que receberemos. Poderemos então
introduzir e abolir um costume com a licença do Diretor mais facilmente.
A relação com o Diretor é mais filial, enquanto que
a com o Bispo é mais burocrática, sua regra já é um documento que está na
Mitra, e é mais intimidante pedir para altera-la, caso algo na prática não se
sair tão perfeito como foi na etapa de planejamento da regra…
4) Se em algum ambiente não te aceitaram ou não te acolherem, tudo bem ! Isso não vai parar na Mitra, você ainda é uma pessoa de bem, um cidadão honesto que paga seus impostos e merece seu espaço. No mundo há lugar para todos, ainda que aqueles que te invejam não queiram admitir isso.
O seu eremitério é SEU. É
privado, é particular e isso ninguém pode alterar.É sagrado, e é seu ambiente
de união com Deus.
Ainda sim, não está dando certo ?
Mude-se.
É muito mais fácil se mudar num eremitismo autônomo
do que num diocesano onde o eremita terá que recorrer novamente as autoridades
e estar sujeito a tudo o que lhe advier…
Porém, imóveis rurais comprados, são mais difíceis
depois de vender, principalmente os caros… Atenção na escolha do lugar, e reze muito
para que seja um local escolhido para viver estável por muitos anos. Se você
não está firme, melhor começar com o aluguel por uns dois anos.
*Aqui entra uma nota: Os eremitas diocesanos também tem diretor
espiritual, a diferença é que o diretor de um diocesano é apenas um
conselheiro, mas não um superior que lhe dê licenças ou dispensas. O diretor de
um diocesano geralmente é da diocese que o eremita se encontra, enquanto os dos
autônomos podem morar longe.
Como trabalhar para levantar a renda ?
Os trabalhos variam muito com a região, a localização do eremitério, e os horários disponíveis em cada regra. Em geral os eremitas vivem de trabalhos manuais : costura, bordados, terços, trabalhos artesanais, trabalhos no computador, digitação, tradução, etc. Os que tem mais renda trabalham com imóveis, gado, granja,etc. Os mais maduros contam com a aposentadoria.Por isso convêm ao eremita jovem, pagar sua aposentadoria desde cedo, para ter na maturidade mais esse auxílio de renda.
Há eremitas que dão aulas de religião, teologia e
patrística, alguns dão aula de iconografia, e promovem retiros pagos.
Em geral são os próprios eremitas que vendem seus
produtos, pode-se fazer uma loja virtual para vender a distância. Tenham o
máximo de profissionalismo possível para entregar em dia as encomendas
!!!
Em sentido de compra e venda, os eremitas urbanos
levam mais vantagem…
Outros eremitas ainda vivem da
providência e são mantidos por benfeitores. Fazem trabalhos manuais como terapia
e para evitar o ócio, mas sem nenhum fim lucrativo.
Aqui se excluem também os trabalhos domésticos,
campais e de toda manutenção do eremitério, que deve ser feito. Evite-se ao
máximo ter funcionários ou mesmo voluntários dentro do recinto do eremitério,
para não violar a solidão, a não ser é claro, que se trate de uma obra de
construção, reforma, ou reparo.
Os que tem o Santíssimo possuem um tempo a mais de
dedicação com as alfaias, lamparina (se é a óleo), a purificação das âmbulas,
as velas, etc. Tudo isso é trabalho.
O ideal é também viver o mais modestamente
possível, investir um pouco na poupança e deixar render. Alguns arriscam
investir um pouco na bolsa de valores, mas aí seria uma constante preocupação
com o mundo, que não recomendo…
Quem tem amigos que sabem administrar e fazer isso,
pode ser uma boa opção, como no caso de imóveis, mas aí a confiança na pessoa
deve ser muito grande.
Agora podemos contar também com a internet pode ser
uma ferramenta de marketing digital, escrever e vender e-books, cursos
religiosos, ou outros produtos, pode ser um excelente meio de gerar renda
passiva.
Quero ser um eremita mas quero seguir
uma espiritualidade tradicional, isso é possível ?
Os tradicionais de um modo geral tirando algumas
fraternidades que estão em plena comunhão com o Santo Padre, não aceitam o
Concílio Vaticano II, e alguns até não acreditam que o Papa seja um verdadeiro
Papa o que denominamos (Sede Vacante – a Sede de Roma está vazia- os
que seguem essa teoria chamam-se Sedevacantistas).
O que ocorre ? Eles obedecem o Concílio de
Trento, por ter sido o último Concílio Dogmático na História da Igreja.
Justamente nesse Concílio foi abolida totalmente a
vida solitária autônoma, e também dos religiosos professos de diversas Ordens
que viviam isolados fora do terreno do mosteiro.
Eles só aceitam a vida eremítica se for inserida
numa comunidade. Logo eles só aceitam a vida semi- eremítica.
Pode ser que nessas comunidades você possa ser um
anacoreta retirado… Mas isso já vai estar nas mãos dos superiores…
Alguns são acolhidos em mosteiros tradicionais e
vivem como eremitas, mas geralmente 1 eremita em cada mosteiro, e você só pode
ser acolhido com a permissão do Bispo.
Para eles apenas esse tipo de vida eremítica é
viável.
Quando for entrar em uma fraternidade ou
comunidade, a primeira coisa a ser vista é : Qual a opinião da Igreja sobre
ela ? Qual a opinião dos Bispos ? Tem futuro ?
Se você é realmente sedevacantista, e fundamentalista
convicto pode sem dúvida alguma incorporar- se a essas comunidades.
Se você é um tradicional moderado, o ideal é
conversar com um Bispo, ou superior do mosteiro que tenha esse espírito e ouvir
suas recomendações.
Você pode também viver um eremitismo discreto, como
leigo, usando roupas normais, e assistindo a Missa Tridentina… Mas isso isso é
sugestão minha, para quem não quer ter trabalho e quer também unir o útil ao
agradável, sem se expor tanto…
A prioridade da Tradição é formar um Clero que
perpetue a Missa Tridentina. Formar o clero e educar o povo. Em segundo ter
religiosos e religiosas que façam apostolado ou trabalhos monásticos favoráveis
ao espírito, e a Liturgia Tradicional.
Um eremita solitário tradicional ? Pode ser…
Mas o eremitismo não é uma prioridade mesmo na Tradição…
Lembremos que acima de tudo está o querer divino, e
se Deus assim o quer, isso se fará.
O que são os Votos pessoais e como
fazê-los ?
Colocarei a Citação inteira do Código de Direito Canônico e sua respectiva nota:
“Cân 1192* _§1. O voto é público, quando aceito pelo superior legítimo em nome da Igreja. Caso contrário é privado.
- 2. É Solene, se reconhecido como tal pela Igreja, caso contrário é simples.
NOTA 1192: A distinção do §2 não tem hoje nenhuma transcendência pelo direito comum, pois na parte III do livro II do Código se omitiu qualquer referência a ela. A verdade é que tinha acabado por tornar-se uma distinção puramente formal, já que havia ” votos simples com efeitos de solenes”. Teria sido mais lógico suprimir também aqui essa distinção.”
- 3. Pessoal quando por ele se promete uma ação do vovente; real quando ele promete alguma coisa; misto quando participa da natureza do pessoal e do real.
O voto pessoal é sempre privado porque, não aceito pelo superior legítimo em nome da Igreja.Ou seja não é acolhido pelo Bispo como um voto oficial.
O que se promete no voto privado são os três
votos dentro do espírito de perfeição da sua regra: Castidade, pobreza e
obediência.
O voto do eremita autônomo engloba todo o terceiro
parágrafo do Código: é pessoal, não é um voto público, e vai comprometer a sua
vida pessoal, O voto não é para outro. E também é real, pois vai não apenas
prometer como viver tudo o que foi prometido. Por isso misto, o voto vai estar
dentro da natureza do pessoal e do real.
Os eremitas diocesanos estão apresentados no
primeiro parágrafo porque se incorporam na vida eremítica mediante um voto
público. A questão do voto ser simples ou solene, já não tem grandes
importâncias a teor canônico.
Para fazer os votos privados, sempre foi tradição
que o candidato fosse assistido pelo Diretor espiritual, e que depois de um
período de discernimento, o Diretor dá a autorização para emitir esse voto de
modo temporário. Geralmente se escolhe um dia de solenidade, e o candidato faz
os seus votos, com uma fórmula prescrita já analisada pelo diretor, ou espontaneamente
no momento da Ação de Graças. O tempo de provação até uma doação perpétua fica
a critério do diretor. Esse é o antigo costume para aqueles que tem direção
espiritual.
Alguns santos desde a infância consagravam para
sempre sua virgindade a Deus, mesmo sem saber exatamente o que isso
significava. Faziam seus votos unicamente guiados pelo Espírito Santo. Mas,
eram santos, que não voltavam atras nem a custo da própria vida !
Os dois casos são válidos como votos pessoais e
privados. Mas, é mais seguro e prudente estar acompanhada por um Sacerdote.
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