RESUMO BIOGRÁFICO
Nascida no dia 11 de março de 1910 em Aljustrel, Jacinta não chegou a completar 10 anos de idade, uma vez que veio a óbito em Lisboa no dia 20 de fevereiro de 1920. Ela foi uma das milhares de vítimas da gripe pneumônica que assolou toda a Europa após a Primeira Guerra Mundial.
Depois de passar pelo Hospital de Vila Nova de Ourém, a pastorinha foi transportada em princípios de 1920 para Lisboa, a fim de submeter-se a uma arriscada e dolorosa cirurgia. Depois de passar algum tempo no Orfanato Nossa Senhora dos Milagres, foi levada para o Hospital Dona Estefânia, onde faleceu.
No dia 13 de maio de 2000, no santuário de Fátima, Jacinta e seu irmão Francisco foram beatificados pelo então Papa e hoje santo São João Paulo II. A canonização dos dois irmãos e videntes foi realizada pelo atual Papa Francisco no mesmo santuário, por ocasião da Celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, no dia 13 de maio de 2017.
SEUS ENSINAMENTOS
A superiora do Orfanato Nossa Senhora dos Milagres, Madre Maria da Purificação Godinho, pela sabedoria e virtude da menina, tratou-a como filha e a acompanhou também no hospital, todos os dias, tomando o cuidado de registrar suas últimas palavras.
O Pe. João de Marchi, autor do livro "Era uma Senhora mais brilhante que o sol" faz uma compilação de algumas delas, dentre elas:
Sobre o Pecado
- "Os pecados que levam mais almas para o inferno são os pecados da carne."
- "Hão de vir modas que hão de ofender muito a Nosso Senhor."
- "Os pecados do mundo são muito grandes. Se os homens soubessem o que é a eternidade, fariam tudo para mudar de vida."
- "Os homens perdem-se porque não pensam na Morte de Nosso Senhor e não fazem penitência."
- "Peça muito pelos pecadores."
Sobre a Guerra
- " As guerras não são senão castigos pelos pecados do mundo"
- "Nossa Senhora já não pode suster o braço de seu amado Filho sobre o mundo"
- "É preciso fazer penitência. Se a gente se emendar, ainda Nosso Senhor velará ao mundo; mas, se não se emendar, virá o castigo."
- "Não ande no meio do luxo, fuja das riquezas."
- "Seja muito amiga da santa pobreza e do silêncio."
- "Tenha muita caridade, mesmo com quem é mau."
- "Não fale mal de ninguém e fuja de quem diz
- mal."
- "Tenha muita paciência, porque a paciência leva-nos para o Céu."
- "A Confissão é um Sacramento de misericórdia. Por isso é preciso aproximar-se do confessionário com confiança e alegria. Sem Confissão não há salvação."
- "Quem não cumpre as promessas que faz a Nossa Senhora, nunca terá felicidade nas suas coisas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário