Pesquisar este blog

TRADUTOR

VIDA CARMELITA EREMITA no YouTube

ADQUIRA MEU LIVRO DE ESPIRITUALIDADE | R$10,00 | DEUS LHE PAGUE!

terça-feira, 28 de maio de 2019

VIDA EREMÍTICA | QUEBRANDO PARADÍGMAS



LOUVORES A DEUS !
28/05/2019 do ano da Graça de Deus!

Resultado de imagem para monge rezando
Monge Cartuxo rezando.
Fonte: Google Imagens
Muitas são as perguntas que repercutem durante a Vida Eremítica no Brasil. Há tantas perguntas e poucas respostas para esses espectadores que assistem aos Eremitas no Brasil uma vez que esse estado de vida é pouco abraçado pelas dioceses e poucos são assegurados pelo direito canônico. 

Há um paradigma criado pela sociedade do século XXI, que para ser Monge ou Religioso precisa estar ligado a uma CONGREGAÇÃO RELIGIOSA DE VIDA ATIVA OU CLAUSURA. O desconhecimento desse estilo de vida advindo dos Primeiros Padres do Deserto e também que a partir dele que se existe hoje tantas formas de Vida e Carismas; a exemplo disso os Beneditinos, Franciscanos, Carmelitanos, etc. A falta de abertura dos povos de hoje em dia a  acolher com gratuidade esses homens e mulheres que abdicam suas vidas seculares para viver sob regime de vida consagrado a Deus como anacoreta é decorrente do abandono da Fé. Até meados do século passado era mais comum encontrarmos esse tipo de Vida Eremítica. 

Imagem relacionada
Monja fazendo leitura espiritual em sua cela.
Fonte: Google Imagens
Nós vivemos hoje o egocentrismo e não mais o TEOCENTRISMO; Deus é simplesmente deixado de lado e com isso tudo o que envolve a esfera da Religião também é abandonado. Então, por isso a queda do número de pessoas que se dedicam a Deus ou que opta pela Vida Consagrada e o déficit na Vida Eremítica é disparada em relação a Vida de Cenóbio. 

Ainda assim, mesmo o que são acolhidos pelo Direito canônico no Cân. 603 nos § 1 e 2, passam pelo constrangimento de serem olhados com outros olhos pelo simples fato de não estar ligado a uma Congregação Religiosa. 

Eremita é aquele que se dedica na busca da perfeição do seu estado de vida e só com Deus em louvor constante , penitência e sacrifícios para maior glória de Deus e salvação das almas. Vivem no campo ou na cidade, que chamamos de Eremitas Rurais ou Urbanos, tem vida de Missão ou de Clausura, usam hábito ou não (muito embora considero ser a identidade de uma Eremita, Monge ou Religioso; mas há a possibilidade de alguns quererem optar pela descrição) que professam solenemente ou emite votos privados. 

Para esses que fazem apenas votos privados é assegurado pelo CIC (Catecismo da Igreja Católica) 920/921; e para todos os fins você é um religioso consagrado da Igreja Católica Apostólica Romana que pratica as virtudes da Fé, Esperança e Caridade e busca a permanência na práticas dos Conselhos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência. 

Contudo, a prioridade da vida eremítica não é necessariamente o hábito, a estrutura física do eremitério, mas a REGRA DE VIDA, OS COSTUMES DA REGRA, A SAGRADA COMUNHÃO AO MENOS NO DOMINGO DA RESSURREIÇÃO, OS CONSELHOS EVANGÉLICOS, AS VIRTUDES, A PERFEIÇÃO NAS OBRAS E A SOLIDÃO COM DEUS. 

Um comentário: