Pesquisar este blog

TRADUTOR

VIDA CARMELITA EREMITA no YouTube

ADQUIRA MEU LIVRO DE ESPIRITUALIDADE | R$10,00 | DEUS LHE PAGUE!

terça-feira, 28 de maio de 2019

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA VIDA EREMITA

CAROS LEITORES, LOUVORES A DEUS! 

Vamos apontar neste post quais as vantagens e desvantagens da vida eremita no século XXI. A vida eremita é pouco falada pelos Teólogos e adotada nas congregações religiosos como carisma de vida pela sua constante austeridade e perfeição na solidão e no silêncio contemplativo que rege 90% do nosso dia a dia e que nos inclina a busca da PERFEIÇÃO AO EVANGELHO DE CRISTO.

Vemos no parágrafo 910 do CIC (Catecismo da Igreja Católica) as seguintes respostas concretas para a vida eremita:


921. Os eremitas manifestam o aspecto interior do mistério da Igreja que é a intimidade pessoal com Cristo. Oculta aos olhos dos homens, a vida do eremita é pregação silenciosa d'Aquele a Quem entregou a sua vida. Cristo é tudo para ele. É uma vocação especial para encontrar no deserto, no próprio combate espiritual, a glória do Crucificado.
É bastante notório a colocações dos PADRES DO DESERTO na expressão "PREGAÇÃO SILENCIOSA D'AQUELE A QUEM ENTREGOU A SUA VIDA" por que, de fato, imitamos o mesmo Jesus que passou 40 dias e 40 noites a jejuar em busca da Escuta de Deus, do desprendimento das realidades da sociedade e ir contra a correnteza do mundo moderno e tão egocêntrico que perdeu a sua essência de Deus e em Deus. 

Depois dessa introdução do que é hoje a vida eremita vamos as vantagens e desvantagens, claro não generalizo pois cada qual (eremita) tem sua regra e sua realidade; falo enquanto eremita aqui no Brasil. (Ir. José)


DESVANTAGENS DA VIDA EREMITA

  • SEMI-CLAUSURA. Como o próprio nome já remete ao seu significado, não podemos ter uma clausura papal como desejamos por que temos nossas necessidades materiais bem como: pagar as contas, as compras, objetos de higiene pessoal, etc. Temos as bem-feitorias que nos auxiliam nessa manutenção, mas não são nosso empregados, apenas contribuem porque acreditam na sua vocação e estilo de vida. Não é essa a realidade de Mosteiros e Conventos que estão instalados nas cidades e capitais, como vemos, há 20, 50, 100, 200 anos; temos que buscar resolver muitas questões que enquanto no Mosteiro tem os empregados ou até irmãos que desempenhe esse ofício de porteiro.
  • DOENÇA E MORTE. Diferente da vida cenobítica que tem a garantia de assistência dos sacramentos para os enfermos, planos de saúde que garantam o bem estar dos monges e monjas; na vida eremita pode acontecer de o eremita adoecer e morrer sem que ninguém os saiba. Hoje é menos comum essas mortes pois os familiares geralmente participam ativamente da vida do eremita, mas nos casos de eremitas com pais falecidos, essa realidade retratada acima é bem comum e essa é uma realidade para os que pensam e optam pela vida eremita.
  • FALTA DE AUXÍLIOS ESPIRITUAIS. Se você sonha em se isolar e ter sacrário em casa…. só se você for Sacerdote ! Isso é privilégio para os eremitas diocesanos, quando moram muito longe da Igreja… Para tudo ninguém vai correr atrás de você: missa, comunhão, confissão, retiro, tudo você deve providenciar para si. Eremita autônomo só é mimado por Deus.
  • A IGNORÂNCIA ALHEIA. As vezes alguns até conhecem um pouco do eremitismo mas pensam que só é viável o eremitismo diocesano. O resto seria um plágio sem licença do Bispo… Infelizmente essa é a opinião de muitas pessoas do clero, e de muitos religiosos que dominam alguma coisa de eremitismo. Quando sabem de algo, sabem pela metade… Até você se explicar e se fundamentar… já está contradito !

VANTAGENS DA VIDA EREMITA


  • INDEPENDÊNCIA. Deve-se obediência ao diretor, em tudo o que é de perfeição da regra e da consciência da alma. No dia a dia, no seu eremitério, você assume tudo: a casa precisa reformar ? reforme. Quer ir no médico, não se sente bem ? vá. Quer tirar férias ? tire. Você não fica na espera de ter sempre que depender do alvará de alguém para alguma ação que as vezes é necessária ser aprovada: seu celular estragou, precisa de outro ? compre. Quer ver a família ? Vá, ou os receba !  Enfim, a vida é mais simples e sem cerimônias. 
  • AUSÊNCIA DE PREOCUPAÇÕES. Será que serei aceito (a) ? Será que vou professar ? Será que vou renovar ? Será que me expressei bem para o Bispo, sabe-se lá quando o verei novamente ! Será que posso fazer isso ? O eremita autônomo está livre dessas preocupações. Ele esta nas mãos do seu diretor que é de extrema confiança, que nas horas de maior aflição você pode ter a liberdade de ligar de noite, ou de mandar um e-mail a qualquer hora que ele vai responder no mesmo dia ! Se você não se expressou bem, tudo se resolve em e-mails, e poucas comunicações, já que se trata de pessoa que já conhece suas lutas, seu caráter, sua história. 
  • EXTENSÃO DE ESPIRITUALIDADE. Se você ainda não definiu que carisma viver, mas já quer estar só, pode ir experimentando várias regras e horários, o que já não vai ser bem compreendido por um Bispo.Antes, por exemplo, você tinha facilidade de se levantar as 3 da madrugada, passou um tempo e você viu que isto se tornou obsoleto, basta falar com Diretor, que é mais compreensivo, do que o Bispo (não que o Bispo não o seja, mas o papel dele não é cuidar de seus pormenores espirituais…). Isso vale para outros costumes. Embora se aspire toda perfeição possível, nunca se sabe exatamente as transformações que teremos na vida espiritual e os toques de Deus que receberemos. Poderemos então introduzir e abolir um costume com a licença do Diretor mais facilmente. A relação com o Diretor é mais filial, enquanto que a com o Bispo é mais burocrática, sua regra já é um documento que está na Mitra, e é mais intimidante pedir para altera-la, caso algo na prática não se sair tão perfeito como foi na etapa de planejamento da regra…
  • NÃO ACEITAÇÃO. Se em algum ambiente não te aceitaram ou não te acolherem, tudo bem ! Isso não vai parar na Mitra, você ainda é uma pessoa de bem, um cidadão honesto que paga seus impostos e merece seu espaço. No mundo há lugar para todos, ainda que aqueles que te invejam  não queiram admitir isso. O seu eremitério é SEU. É privado, é particular e isso ninguém pode alterar.É sagrado, e é seu ambiente de união com Deus. Ainda sim, não está dando certo ? Mude-se. É muito mais fácil se mudar num eremitismo autônomo do que num diocesano onde o eremita terá que recorrer novamente as autoridades e estar sujeito a tudo o que lhe advier… Porém, imóveis rurais comprados, são mais difíceis depois de vender, principalmente os caros… Atenção na escolha do lugar, e reze muito para que seja um local escolhido para viver estável por muitos anos. Se você não está firme, melhor começar com o aluguel por uns dois anos.

Nenhum comentário: