Pesquisar este blog

TRADUTOR

VIDA CARMELITA EREMITA no YouTube

ADQUIRA MEU LIVRO DE ESPIRITUALIDADE | R$10,00 | DEUS LHE PAGUE!

domingo, 19 de maio de 2019

VIDA EREMÍTICA | INTRODUÇÃO

TRABALHO INTELECTUAL - Síntese Bibliográfica
Corrigido e adaptado pelo Ir. José Crucificado de Jesus Hóstia - EREMITA
Documento Original: Vivendo Nazaré

Na História da Igreja muitos santos e santas viveram uma vida parecida com a eremítica, geralmente num cômodo ou numa edícula nos fundos de alguma outra casa de parentes ou amigos.
Alguns exemplos são o Beato Carlos de Foucauld, Santa Rosa de Lima e Santa Catarina de Sena. Estas duas últimas não foram religiosas, mas leigas que se consagraram e viviam sozinhas. Já o Pe. Carlos de Foucauld vivia numa casinha no meio da tribo Tuaregue, no Saara.
Se isso foi possível a eles, por que não para mim, para você, que às vezes sente falta de uma vida mais aprofundada de oração e às vezes vivemos um tanto isolados de tudo e de todos? O Beato Irmão Carlos de Foucauld dizia que via, numa “Vida de Nazaré”, como Jesus, Maria e José viviam, uma vida escondida, vida comum, vida de família, de oração, de trabalho, de obscuridade, de virtudes silenciosas, tendo apenas Deus e com os que vivemos por testemunhas.

Jesus viveu essa vida em Nazaré, com seus pais, durante trinta anos de sua vida terrena. Minha proposta é viver como Jesus vivia em Nazaré, na alegria e satisfação de uma vida parecida com a eremítica, a fim de sentirmo-nos realizados (as) e seguidores (as) de uma vocação, tendo a comunidade como nossa verdadeira família.

Tudo o que digo aqui é mera intuição minha, baseada na vida da Sagrada Família e na de tantas outras pessoas santas. Não vivo em congregação religiosa alguma a não ser a comunidade paroquial que frequento. Sou aposentado, passei dos 70 anos, e resolvi pensar num conjunto de regras para eu mesmo seguir. Aí pensei: por que não publicá-las, para que outras pessoas nas mesmas condições possam usufruir de uma vida eremítica, mesmo autônoma e parcial?
O eremitismo oficial, atualmente na maioria os “Eremitas Diocesanos” não me é acessível, assim como não é acessível a tantas outras pessoas. Restou-me procurar atingir o objetivo por este caminho diferente, do eremitismo autônomo. Uma das vantagens é a simplicidade deste caminho, como foi simples a vida de Jesus, sem complicações burocráticas: a gente simplesmente se consagra a Deus e vive a vida que Jesus viveu. Simples assim.

Pretendo (nem sempre consigo) escolher Jesus, mas sempre que necessário deixar o meu isolamento, sem deixar o silêncio e a contemplação, no acolhimento dos pobres e necessitados (sejam esses necessitados pobres ou ricos), numa vida de oração e de busca da santidade, e para isso tento me revestir "Do homem novo, que segundo Deus, é criado na justiça e na santidade da verdade" (Ef 4,24). Ainda não consegui fazer isso de modo total. Creio que é uma tarefa para a vida toda.

4- CONSAGRAÇÃO DIÁRIA
CONSAGRO-ME AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA (COMO EREMITA AUTÔNOMO (A) DE JESUS MISERICORDIOSO) POR UMA VIDA DE ORAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO, DE CONVERSÃO CONTÍNUA. IMPLORO HUMILDEMENTE A GRAÇA DA PERSEVERANÇA NA FÉ, NA ESPERANÇA E NA CARIDADE, E O ARREPENDIMENTO SINCERO DE TODOS OS MEUS PECADOS, PARA QUE EU POSSA CONTINUAR AMANDO, ADORANDO E SERVINDO A SANTÍSSIMA TRINDADE AGORA E NO PARAÍSO, APÓS A MINHA MORTE, COM TODOS OS DEMAIS. POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO, QUE VIVE E REINA COM O PAI E O ESPÍRITO SANTO PARA SEMPRE. AMÉM

5-ORAÇÃO DO ABANDONO

Nenhum comentário: