Pesquisar este blog

TRADUTOR

VIDA CARMELITA EREMITA no YouTube

ADQUIRA MEU LIVRO DE ESPIRITUALIDADE | R$10,00 | DEUS LHE PAGUE!

sábado, 18 de maio de 2019

REGRAS: COMO DEVE SER A VIDA DE UM EREMITA ?

TRABALHO INTELECTUAL - Revisão Bibliográfica
Corrigido e adaptado pelo Ir. José Crucificado de Jesus Hóstia - EREMITA
Matéria (original) : Vida Eremítica +

DENTRO DOS SEUS PRÓPRIOS PARÂMETROS, ADAPTARÁ A SUA REGRA DE VIDA DIANTE DE SUAS FRAGILIDADES MATERIAIS, RESPEITANDO OS LIMITES DO SEU CORPO E PRINCIPALMENTE PRESAR PELA SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL. IR. JOSÉ

Como já foi mencionado no artigo Vocação Eremítica, cada Eremita deve ter sua regra de vida. No que exatamente consiste essa regra? Como elaborar para si uma regra de vida?
Na grande maioria dos casos, um eremita, já ingressa na solidão após alguns anos de vida cenobítica (vida comunitária, em clausura), e na hora de formular sua regra de vida, tem inspiração na própria regra que professou, adaptando alguns elementos para a vida solitária.
Podemos dizer que toda regra tem um denominador comum :  Pela observância dela ser um religioso santo.
O eremita geralmente é um contemplativo (isso não exclui o eremita de pequenas atividades pastorais se solicitadas pelo Bispo Diocesano, e há eremitas também missionários e de vida mais ativa), e por isso, deve ao menos:

  • *Rezar todas as horas do Ofício Divino ( se for ativo as horas principais)
  • *Dedicar uma hora para Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia-para saber mais ascesse: http://www.oracaocentrante.org/ )
  • *Dedicar ao menos uma hora para a oração mental.
  • *Dedicar ao menos uma hora para leitura espiritual.
  • *Sempre há algumas horas reservadas ao trabalho em média de 3 a 5 horas.
  • * Toda regra de vida tem suas minúncias para cada Conselho Evangélico: Castidade, pobreza e obediência.
  • * O Eremita vive afastado do mundo a ele não convêm por exemplo: os jornais, revistas, televisão etc. Alguns que já estão mais incorporados no mundo moderno se permitem o uso de computador e internet, para ajudar os vocacionados (pessoas que desejam ser eremitas e querem mais orientações),  fazer atendimento espiritual, acessar conteúdos e livros que favoreçam sua vida espiritual… Enfim tudo provêm de um limite interior onde cada um sabe o que melhor lhe convêm, sem atrapalhar a vida espiritual.
  • *A maioria dos eremitas são vegetarianos, acredita-se que o regime vegetariano além de ser o mais saudável, acalma as paixões carnais, facilitando a mortificação.O consumo da carne, não é ilícito, alguns preferem outros tipos de abstinência alimentar: doces, sucos e refrescos, cafeína etc.
  • *A ascese e a penitência são grandes elementos não só do eremitismo como da espiritualidade cristã em geral. A ascese é um policiamento de nosso ser, reprimindo toda má inclinação e prazer que distancia de Deus. Ex. Evitar a curiosidade em conhecer coisas e fatos mundanos, que só vai tirar o seu tempo que poderia estar amando a Deus.
  • O eremita é um perfeito asceta, não olha para o que não se deve ver, evita toda comodidade, e jamais fala sem ser interrogado. Tudo para manter a humildade, que é a virtude mais querida por Deus. 

A penitência é uma atitude ativa e deliberada contra si mesmo, para uma maior purificação interior. Exemplos:

O jejum (raramente um eremita faz mais de duas refeições ao dia, e escolhe-se na semana alguns dias para jejum mais rigoroso, como a pão e água, sopa ao invés no almoço completo ou jejum absolto), e a vigília (abster-se do sono para rezar, pode ser toda noite, ou uma parte dela, alguns interrompem o sono para rezar de madrugada, é um salutar costume da vida eremítica).

Outra classe de penitência são as de super – rogação:(Só podem ser feitas com licença expressa de algum diretor espiritual, de preferência sacerdotes) a disciplina (auto- flagelação, com cordas ou correntinhas) e o cilício (pulseira feita de arames pontudos que incomodam o corpo, usa-se por algumas horas, no mínimo uma hora).
 Alguns adotam como penitência uma pobreza radical, e a sofrer todo tipo de privação.
 Convêm recordar, que nenhum gênero de penitência é obrigatório, e que cada eremita seguirá as orientações de seus superiores, ou do diretor espiritual. As penitências comentadas aqui, são as mais comuns, tanto na vida eremítica, como na vida religiosa.
Alguns leigos que tem desejo de penitências dessa qualidade devem seguir o parecer de um Diretor Espiritual e um bom e piedoso sacerdote. Não a pratiquem por inspiração espontânea, antes por humildade submetam-se a alguma autoridade Eclesiástica. 

Nenhum comentário: